Relógio!

terça-feira, 10 de setembro de 2013

CONTOS

A CARTOMANTE
A cartomante é a historia de vilela de Rita e Camilo envolvidos em um triangulo amoroso.
A historia começa em uma sexta-feira de novembro de 1869 com um dialogo entre Camilo e Rita de maneira jocosa. A cartomante está caracterizada neste personagem sinistro,que apesar de não ter nem o seu nome develar,destaca-se como pode resolver todos seus problemas e angustias.
Camilo já no fim do conto quando está mesma prestes a ser desmascarado seu caso com rita o ápice de seu desespero,recorre a está mesma cartomante,que por sua vez o ilude da mesma forma como ilude seus clientes,inclusive rita. A mulher usa frases de efeito a fim de aparecer sabia a dona do destino de Camilo,este que sai de lá confiante em suas palavras e ao chegar no apartamento de Vilela encontro rita morta morta e é morto a queima roupa pelo amigo de infância que já estava sabendo da traição da esposa.
UNS ABRAÇOS
Uma mulher levanta se deixa levar pela paixão secreta de um jovem,com um beijo revela seus mais intinos desejos Inácio 15 anos,bonito e inculto mora na casa do solicitador Borges,para quem trabalha com o aprendiz vive obcecado a observar os braços da patroa D. Severina que parece de proposito,trás os braços nus D. Severina depois de haver tratado o rapaz com a indiferença, percebe que é amado por Inácio e passa a traía-lo com carinho e doçura. O marido de D. Severina sai de casa e ela vai até o quarto do rapaz e beija-lhe enquanto ele dorme. Borges retorna no outro final de semana e despede o rapaz Inácio saiu sem entender porque estava sendo despedido já que nem sequer sabia que havia sido beijado pela mulher do patrão.
O ALIENTISTA
Os cronicas de vila de I Taguaí dizem que em tempos remotos vivera ali um certo médico Dr. Simão Bascame,filho da nobreza da terra e o maior dos médicos do Brasil,de Portugal e das Espanha.
Estudava em Coimbra e Pádua. Aos 34 anos regressou ao Brasil,não podendo el-rei alcançar dele que ficasse em Coimbra, regendo a universidade,ou em historia expedindo aos negócios da monarquia.
-A ciencia,disse ele a sua majestade é o meu emprego único,Itaguaí é o meu universo.
UM HOMEM CÉLEBRE
É um conto ambientado no Rio de Janeiro de 1875 e tem como protagonista pestana um homem famoso e rico compositor de polcas mas apesar da fama pestana odeia suas musicas por que seu verdadeiro sonho é criar uma peça clássica uma sonata.
Pestana busca inspiração Mozart e Beethoveniano mas quando começa a tocar companhe sempre uma polca,e acaba fazendo sucesso. A insatisfação de Pestana leva-o a falência a ponto de desfaze-se de seus bens para percebe o ideal de perfeição que não alcança e acaba um desiquilíbrio
.
MACHADO DE ASSIS”

Nenhum comentário:

Postar um comentário